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RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III





Valdeci Rosa da Anger





SABER MUSICAL: UMA EXPERIÊNCIA POP ROCK NA ESCOLA PÚBLICA RIO BRANCO










Porto Alegre 2018







VALDECI ROSA DA ANGER







SABER MUSICAL: UMA EXPERIÊNCIA POP ROCK NA ESCOLA PÚBLICA RIO BRANCO








Relatório de estágio apresentado ao Curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista – IPA, como requisito para a disciplina de Estágio Supervisionado lll.
Orientador: Prof. Fernando Pereira






Porto Alegre2018








Agradecimentos

Primeiramente quero agradecer a Deus, que esteve comigo ao longo de todo este percurso e tornou possível a realização do meu sonho. Aos professores e orientadores Fernando Barbosa Maria Cecília Torres repletos de sabedoria e paciência e por isso agradeço do fundo do meu coração. À minha Mãe Tereza Nunes da Rosa;À minha Esposa Adriana Doere da Rosa e a todos os meus amigos eu deixo uma palavra de gratidão por todo apoio, carinho e inspiração. Sem eles nada de bom teria acontecido. A todas as pessoas que interferiram nesta minha grande viagem eu agradeço, porque de alguma forma, influenciaram meu percurso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 











 

RESUMO


Este relatório tem como objetivo apresentar os processos, reflexões, observações, planejamentos e atividades realizadas em sala de aula durante o estágio curricular supervisionado III, para a conclusão do curso de licenciatura em música. O presente estágio foi realizado na Escola Instituto Estadual Rio Branco, com duas turmas, do sétimo e nono ano do ensino fundamental. As atividades foram feitas de uma forma lúdica com ritmos, percepção, demonstração de timbres e instrumentos, movimento corporal, canto do Gênero pop-rock, com demonstrações som de grave agudo, compasso da música e melodia. Finaliza considerando a prática e teoria relacionada a um grande desafio: trabalhar com jovens que não tiveram nenhuma experiência com professor de música.

Palavras-chave: Apreciação Musical. Canto. Ritmo.


ABSTRACT

This report aims to present the processes, reflections, observations, planning and  realized activities in classroom during the supervised practice III, for the conclusion of graduation course in music. The present practice was realized at State School Rio Branco, in two classes, seventh and ninth year in elementary school. The activities were done in a playful way with rhythms, perception, demonstration of timbres and instruments, body movement, singing of Pop-rock genre, with respect to a serious sound, music compass and melody. Ending a session with the practice of a great challenge: working with young people who did not have any experience with the music teacher.

Keywords: Appreciation Musical. Song. Rhythm.












 










IRB                 Instituto Estadual Rio Branco                                         
HMD              Hospital Mãe de Meus                                                     
IEGFC           Instituto de Educação General Flores da Cunha
ENEM                        Exame Nacional do Ensino Médio
FIES               Fundo de Financiamento Estudantil
OP ART        Termo Inglês (OpticalArt) e significa “Arte Optica”
PIBID             Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
P1                   Professora Escola Instituto Estadual Rio Branco                   
T111              Turma Instituto de Educação General Flores da Cunha      
T112              Turma            Instituto de Educação General Flores da Cunha      
T83                Turma 9° ano do Ensino Fundamental Instituto Estadual Rio Branco
T91                Turma 7° ano do Ensino Fundamental Instituto Estadual Rio Branco
TO                  Terapeuta Ocupacional Hospital Mãe de Meus          




















1INTRODUÇÃO     


O presente trabalho apresentará o Relatório de Estágio Curricular Supervisionado lll do curso Licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista IPA.O Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Música do IPA consiste na Resolução CNE/CP n° 02/2002 que estabelece 400 (quatrocentas) horas de estágio curricular supervisionado.A partir do quarto semestre, dividido em três etapas curriculares e sendo o primeiro Estágio no Ensino Fundamental com 120 horas; segundo Estágio no Ensino Médiocom 120 horas e terceiro Estágio em espaço não escolar com 160 horas.Todas as etapas constam de 16 horas de observação e 16 horas de regência, num total de 400 horas. Todas estas atividades são supervisionadas pelo professor da escola em que está sendo feito o estágio e também ocorre uma visita do professor orientador.Optei por fazer meu primeiro estágio no espaço não escolar, o segundo estágio no Ensino Médio e o terceiro no Ensino Fundamental.
No primeiro Estágio (Espaço Não Escolar), a prática musical, observação e as regências que foram feitas no Hospital Mãe de Deus (HMD). Não houve uma sala específica para aula de música, tudo sempre feito em conjunto entre colegas e orientadoras do estágio nos corredores e em alguns quartos de pacientes. Havia uma terapeuta ocupacional do hospital que nos auxiliava com os procedimentos burocráticos e escolha dos lugares em que o grupo poderia entrar.
O Primeiro encontro foi no dia 20/04/2017, para uma Invasão Cultural, conforme orientadora do Hospital e Terapeuta Ocupacional (TO) Cristina Arioli nos relatou que (invasão Cultural) teve início em 2014, já tinha um projeto elaborado entre ela e nossa Orientadora Cecília Torres de colocarem música no Hospital Mãe De Deus, mas o sistema era muito burocrático, nunca tinha uma liberação assinada pelos diretores do hospital.
Em 2014Cristina Arioli reuniu professores e alunos de Licenciatura de Música do IPA, para entrarem tocando e cantando no hospital.Este trabalho tem sido muito importante nos hospitais, conforme Silva Junior(2012):

O uso da música no campo da saúde não tem sido somente uma prática de musico terapeutas. Outros profissionais da saúde utilizam a música como mais um recurso em suas práticas profissionais. Há ainda os músicos profissionais ou amadores que realizam apresentações nos hospitais. Os educadores musicais também atuam no hospital, com objetivo de ensinar música ou como forma de promover a melhoria da qualidade de vida do paciente internado, ou seja, a humanização no ambiente hospitalar (SILVA JUNIOR 2012,p.172).

Neste contexto, o processo em si foi novidade, um grande desafio, uma experiência nova, e o mesmo trouxeram inovação: tirar um pouco do foco do paciente, com atividades musicais em sua participação promovendo a humanização, uma experiência que enriqueceu meu currículo de licenciatura Música.
O segundo Estágio foi na Escola Flores da Cunha (IEGFC). O Centro Estadual de Formação de Professores Instituto de Educação General Flores da Cunha está localizado provisoriamente na Rua Cabral n°621 Bairro Rio Branco em Porto Alegre, pois a sede do Colégio estava em reforma.
A escola dispõe aulas de Artes com um professor específico de música, professor Geraldo Fischer. Isso tornou meu trabalho mais enriquecedor, podendo ser observada diretamente a prática, dando embasamento para minhas futuras regências. O tema para este Estágio foi Reggae. Utilizei o canto em coral, ritmo e apreciação.Apresentei a história do Reggae para os alunos, complementando com o vídeo da música:Is This Love de Bob Marley. Assim, pude trabalhar apreciação, fazendo uma relação com as músicas escolhidas em meu planejamento. Os instrumentos usados na escola foram: teclado, ovinho percussivo, pandeiro e surdo.
A música um efeito sonoro, a forma mais fundamental de abordá-la é através do ouvir (Leonhard e House 1972, p. 256), que pode ser considerado “arazão central para a existência da música e um objetivo constante na educação musical” (Swanwick 1979, p. 43). O ouvir permeia toda experiência musical ativa,sendo um meio essencial para o desenvolvimento musical.
A demonstração da música com ouvir ou escutar facilitou muito, os alunos ouviam e já cantavam sem mesmo eu lhes pedisse. Mostrei como era a célula rítmica e fiz demonstração com o violão com levadas diferenciadas em compasso binário (2/4) e quaternário(4/4).




1.1 Contextualização do Espaço Escolar


O Instituto Rio Branco está localizado na Avenida Protásio Alves, n° 999, Bairro Santa Cecília. É um lugar de fácil acesso e localizado em uma das avenidas mais movimentada de Porto Alegre.  A escola Rio Branco (IRB) atende a Educação Pré-escola educação infantil (jardim B dos 5 aos 6 anos de idade), o Ensino Fundamental (séries iniciais do 5° ao 9° ano) e Ensino Médio nos três turnos.
A instituição conta com 91 funcionários. A infra estrutura da Escola disponibiliza aos seus educandos: dois pavilhões com vinte e cinco salas equipadas com classes, cadeiras estantes contendo livros, ventiladores de tetos, biblioteca, duas quadras de esportes descobertas, pátio e área verde.
Conta ainda, com sala de diretoria, sala de professores, computadores administrativos, impressora, laboratório de informática com 20 computadores, laboratório de ciências e auditório. Outros recursos também são disponibilizados para os alunos: TV, DVD, copiadora, retroprojetor, aparelho de som, projetor multimídia (data show).
Há a preocupação de dependências e vias adequadas a alunos que apresentem alguma limitação ou deficiência, para tanto, possui sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), banheiro adequado para Educação infantil, banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida;
Há alimentação escolar para os alunos, para tanto, possui despensa, cozinha, refeitório, banheiros masculinos e femininos (contendo chuveiro) dentro do prédio, e acesso à Internet (banda larga).
A escola não proporciona aula especifica de música em seu currículo escolar nem instrumentos musicais.
Minhas observações e prática foram feitas nas aulas de Artes com a professora (P1), com duas turmas, (T83 e T91). As observações e práticas ocorreram nas quartas-feiras das 14h15min às 17h50min.


 

 


1.2Cronograma de Estágio


Dias
Turma
Atividade
Horário
Total
de
horas
21/03/2018
83
Observação
14h00min às 16h00min
2 horas
21/03/2018
91
Observação
14h00min às 16h00min
2 horas
28/03/2018
83
Observação
14h00min às 16h00min
2 horas
28/03/2018
91
Observação
14h00min às 16h00min
2 horas
04/04/2018
91
Observação
14h00min às 16h00min
2 horas
11/04/2018
83
Observação
14h00min às 16h00min
2 horas
11/04/2018
91
Observação
14h00min às 16h00min
2 horas
11/04/2018
83
Observação
14h00min às 16h00min
2 horas
16/04/2018
91
Regência
13h30min às 14h30min
1 hora
16/04/2018
83
Regência
13h30min às 14h30min
1 hora
18/04/2018
83
Regência
13h30min às 14h30min
1 hora
20/04/2018
91
Regência
13h30min às 14h30min
1 hora
23/04/2018
91
Regência
13h30min às 14h30min
1 hora
23/04/2018
83
Regência
13h30min às 14h30min
1 hora
25/04/2018
83
Regência
13h30min às 14h30min
1 hora
25/04/2018
91
Regência
14h20min às 15h20min
1hora
27/04/2018
91
Regência
13h30min às 14h30min
1 hora
02/05/2018
83
Regência
13h30min às 14h30min
1 hora
04/05/2018
91
Regência
13h30min às 14h30min
1 hora
07/05/2018
91
Regência
13h30min às 14h30min
1 hora
07/05/2018
83
Regência
13h30min às 14h30min
1 hora
09/05/2018
83
Regência
13h30min às 14h30min
1 hora
11/05/2018
91
Regência
13h30min às 14h30min
1 hora
14/05/2018
83
Regência
13h30min às 14h30min
1 hora




2 OBSERVAÇÕES


As observações na Escola Rio Brancas (IRB) foram de fato diferentes daquelas realizadas no primeiro estágio que ocorreu no Hospital (HMD); Na escola foram 32 horas de observações e regências ao mesmo tempo. No hospital, no entanto tivemos tempo de observação e muito mais tempo de regência, totalizando às 32 horas obrigatórias desta etapa do estágio.
Na escola Flores da Cunha, por outro lado, pude observar 16 horas de prática com um professor que já trabalhava música com os alunos, que me auxiliou nas minhas regências. Nesse sentido, Barreiro Gilbran (2006) afirma que:

O hábito e a capacidade de observar permitem que o professor planeje adequadamente o trabalho educativo, avalie quando ele deve ser mudado e em que sentido, de modo a construir conhecimentos, competências e habilidades [...] (BARREIRO GILBRAN 2006, p. 92).

Desta maneira, as observações de um profissional me deram segurança e habilidades para as futuras aulas. O que me ajudou muito também, foram às reuniões, lá tive as indicações de artigos e livros por parte de minha orientadora. Na escola, anotava as observações em bloco, consultava sites, artigos e livros.
No estágio observei duas turmas com período duplo, a turma 83 do 9° ano, que foi nas quartas-feiras das 14h15min às hs 15h50min, o intervalo ocorridas16hs às 16h30min. A turma 91 do 7°ano, horário foi das h16:30 às h17:50 min.

21/03/2018(Primeiro dia de observação)
T(83)
A turma tinha mais meninas do que meninos um total de 27 alunos entres eles apenas sete eram masculinos; A professora (P1) apresentou-me para (T83) e já deu continuidade ao seu trabalho, vi que já estava trabalhando com pintura da aula anterior que foi um desenho baseado na imaginação; a professora auxiliou os alunos com material escolar como: lápis coloridos,réguas, os alunos tiveram que desenhar e pintar em uma folha de desenho, alguma coisa de sua imaginação.
Por ser um trabalho realizado na aula anterior, alguns já haviam terminado, eu me encontrava assentado ao lado da professora (P1), e nesse lugar pude avistar os trabalhos de alguns dos alunos, que desenharam paisagens e outros desenharam rostos.
Após 30 minutos de aula, a professora mudou a atividade e iniciou novo trabalho, demonstrando algumas perspectivas e ideias no quadro. Este trabalho consistia em um desenho técnico, composto por triângulos e uma caixa quadrada; cada um tinha que mostrar o desenho da caixa sendo aberta. Para muitos alunos foi um desafio, a professora teve que mostrar para vários alunos que iam perguntando de mesa em mesa.
Faltando 30 minutos para o término da aula, notei que alguns alunos estavam entediados e solicitaram autorização para irem ao banheiro, a professora no entanto,  guardava a chave do banheiro e só liberava um aluno a cada vez.

21/03/2018 (Primeiro dia de observação)
T (T91)
Nesta turma,professora apresentou-me para a (T91) e seguiu o planejamento que também foi (perspectivas). Perspectivas é desenho arquiteto, Modo de representar figuras tridimensionais que causa a ilusão da espessura, da dimensão, do aspecto e da profundidade das figuras. Na turma havia27 meninas, sendo estes: dezessete meninos e dez alunas; Assim como os alunos da turma observada anteriormente, os alunos também tiveram dificuldades em desenhar a caixa aberta, solicitando ajuda técnica da professora com demonstração em seus cadernos.

28/03/2018(Segundo dia de observação)
(T83)
Neste dia, assim que chegamos à sala de aula, a professora organizou seu material e pediu para os alunos continuarem seu trabalho e anunciou que iria começar uma nova atividade.
Conforme os alunos terminavam seus trabalhos, levavam para professora dar a nota. Percebi que maioria dos alunos usava Smartphone com fone de ouvido, uma das alunas usava uma camisa com estampa do grupo Pink Floyd.
 A esta aluna, perguntei: - Você escuta as músicas do grupo Pink Floyd?
E a mesma respondeu: - Sim, adoro.
Diferente dessa menina havia um grupo de três meninas que ao realizarem seus trabalhos, cantavam rap. Não consegui identificar qual era a música, só percebi o ritmo.
Pude notar a existência de grupos diferenciados, cada um escutando um gênero diferente do outro. Passado um período, a professora mudou a atividade.
Os alunos tiveram que fazer “autorretrato” e atrás da folha deveriam descrever suas personalidades. A professora chamou atenção dos alunos, dizendo:
- Vocês têm que desempenhar mais, senão tenho que passar mais trabalhos!

28/03/2018(Segundo dia de observação)
(T91)
Nessa turma os alunos tiveram que continuar o trabalho da aula passada, com (perspectivas).
Alguns alunos demonstraram felicidade ao saberem que realizariam aula de música. Observei que pelas roupas e cabelos dos mesmos, muitos dos alunos gostavam de rock. E assim comecei a interrogá-los:
- Tocas violão ou guitarra?
- Eu toco guitarra- falou aluno.
Um grupo com três meninas se aproximou, perguntando:
- Professor vai ter aula de canto? De violão?
Respondi-lhes: - Sim, teremos aula de canto!  .
Essa turma mostrava-se bem motivada em ter aulas de música.
Assim que os alunos foram terminando seus trabalhos, a professora passou a nova tarefa e os mesmos deveriam realizar um “autorretrato” e atrás da folha, descreverem suas personalidades.

04/04/2018 (Terceiro dia de observação)
(T83)
Assim que entrei em sala de aula, os alunos já estavam organizados em seus lugares, a professora fez a chamada e já pedia o trabalho, conforme iam mostrando, já mostrava a nota para cada aluno.
Foi nesse momento que me dirigi para a professora, perguntando-lhe:
- Professora você avalia cada trabalho?
Respondeu a mesma:- Sim, por outro lado se não o fizesse eles não realizariam as atividades propostas.
Após os retornos das atividades, a professora começou com uma nova atividade, sendo esta escrita no quadro sobre história do grafite. Os alunos tiveram que copiar e para próxima aula teriam um seminário sobre grafite.

04/04/2018 (Terceiro dia de observação)
(T91)
Neste dia, a professora contou história do Grafite e (OP Art), as principais características e curiosidades. Ainda, narrou sobre as exposições que aconteciam em Nova York, os alunos tiveram que copiar tudo que estava exposto no quadro.
A turma estava muito agitada e a professora teve que chamar a atenção dos alunos em alguns momentos. No primeiro momento, ficou parada em pé em frente aos alunos, depois falou que os mesmos deveriam retornar para seus lugares, conforme espelho de classe.
Nesta turma em especial, tinha alguns alunos que gostavam muito de conversa, então foi feita a separação destes com o espelho de classe.
Ao final da aula percebi que alguns alunos queriam aula de música, pois alguns alunos vinham me perguntar quando ria ter aula de música. Até que uma aluna perguntou-me:
- Professor quando vai dar aula de música para nós? 
Respondi-lhe: - Logo teremos a primeira aula!
Assim como essa menina, notei que havia mais dois alunos que também mostraram interesse por aula de música, um aluno disse que gostava de cantar, dançar e tocar instrumentos como: pandeiro e guitarra. E para aqueles interessados falei: - Vocês terão momento para vocês mostrarem seus talentos, com certeza!

11/04/2018 (Quarto e último dia de observação)
(T83)
No início desta aula a professora finalizou a exposição da aula anterior sobre a história do Grafite e (OP Art), trazendo para os alunos atividades a serem realizadas em sala de aula.



11/04/2018 (Quarto e último dia de observação)
(T91)
Neste dia, a professora finalizou a exposição da aula anterior sobre a história do Grafite e (OP Art), trazendo para os alunos atividades a serem realizadas em sala de aula. Os alunos demonstraram mais interesse nessa aula e não pareciam tão agitados.














3. PLANEJAMENTO


Um bom planejamento é feito a partir observação do lugar que será trabalhado, espaço físico, sociológico, pessoas presentes que possam entrar em atividades, como já foi feito nas 16horasdeobservação.
A análise das observações, o planejamento na etapa seguinte, bem como a experiência verbalizada do professor Artes e mencionada em uma das observações :- Saber qual “proveito” que podemos tirar do rendimento dos alunos ao realizarem suas tarefas. Para tanto,Gandin (2008) sugere:

Pense no planejamento como uma ferramenta para dar eficiência à ação humana, ou seja, deve ser utilizado para a organização na tomada de decisões e para melhor entender isto se precisa compreender alguns conceitos, tais como: planejar, planejamento e planos de aula. (GANDIN,2008, p.01).


A organização atua como ideias das dinâmicas do estagiário, o lugar é o que vai revelar o planejamento musical, o que pode afirmar que a atualização dos resultados é o que vai definir de fato como o planejamento vai sendo construído, o material que irá precisar para suas aulas. Durante as Reuniões em grupo com orientador do IPA, foram discutidos os planejamentos e a organização das atividades musicais, artigos e livros de atividades que iriam me auxiliar nas futuras aulas.

 





4 OBJETIVOS

           
            A presente seção visa apresentar o objetivo geral e os objetivos específicos.

4.1 Objetivo Geral
            Proporcionar aos alunos um arranjo musical com canto e ritmo no gênero rock dos anos 90.

 

4.2 Objetivos Específicos


            a) Apresentar a história rock, expondo seu valor cultural, bem como acaracterística de instrumentos, linha melódica e rítmica;
            b) Mostrar a pulsação da música através da prática em conjunto;
            c)Verificar a prática coletiva, através do conhecimento da célula rítmica do rock por parte dos alunos;
            d) Trabalhara afinação das vozes em conjunto com demonstração em violão das notas musicais.

 


5 JUSTIFICATIVA


Estagiar na escola pública é muito importante para formação docente, pois é um momento de prática direto com os alunos. Os alunos exigem que tenham um professor que saiba ensinar a ter ponto de vista.O respeito vai ser obtido conforme a apresentação e conhecimento. Não há como exercer a prática docente de forma neutra, para Paulo Freire (1997):

A natureza formadora da docência, que não poderia reduzir-se a puro processo técnico e mecânico de transferir conhecimento, enfatiza a exigência ético-democrática do respeito ao pensamento, aos gostos, aos receios, aos desejos, à curiosidade dos educando. Respeito, contudo, que não pode eximir o educador, enquanto autoridade, de exercer o direito de ter o dever de estabelecer limites, de propor tarefas, de cobrar a execução das mesmas. Limites sem os quais as liberdades correm o risco de perder-se em licenciosidade, da mesma forma como, sem limites, a autoridade se extravia e vira autoritarismo (FREIRE, 1997, p.39).


A música tem como uma de suas principais características o aspecto coletivo, prática de conjunto. Pretendo ensinar a música de uma forma lúdica e prazerosa.Ensinar mas também aprender com os alunos.
A minha prática docente está focada em canto em conjunto e ritmo. Procurei fazer arranjo de músicas populares com atividades que envolvessem os alunos na mesma sincronia de uma forma lúdica.

 


 

 

6 PLANOS DE AULA


O planejamento foi feito a partir observação das aulas de artes assistida, que foram salas de aulas comuns. Diante disso foi feito uma análise sociológica, dos alunos, a idade, era o gênero musical, quais atividades foram feitas, se poderia incorporar uma atividade com a aula de música.  Como já foi feito observação, pude planejar de acordo com o que o professor de música já tinha trabalhado, conforme Romanelli (2006):

A cultura da polivalência pode ser considerada outro obstáculo, pois, como ainda ocorre em música escolas, o professor da disciplina de arte é responsável por ministrar aulas em várias linguagens artística, em especial, artes visuais, música e teatro. Essa tradição origina situações em que a música divide o planejamento com outras linguagens artísticas: as artes visuais, o tetro e a dança. Geralmente a primeira ocupa um maior espaço, em função do número de habilitações ofertadas para área.

De acordo com Romanelli (2006), é um espaço cultural escolar que está sendo dividido com a aula de música, que ajuda muito para um estagiário docente em licenciatura em música, mas seria melhor para o docente em música estar observando a disciplina que possa da um norte marte suas aulas. conforme Romanelli (2006):

As disciplinas de história, matemática, ou língua portuguesa normalmente seguem um planejamento estruturado e, nesse caso, um aluno estagiário de adaptar seu período de experiência docente em sala de aula com a sequência de conteúdo prevista no planejamento do professor titular da disciplina. No ensino da música isso raramente acontece. Dessa forma, o planejamento é frequentemente estruturado pelo estagiário como uma espécie de módulo isolado pouco articulado com a realidade da disciplina naquela escola. (ROMANELLI,2006, P.127).


De acordo com Romanelli (2006)Conforme observava as turmas, pude conhecê-los, saber que materiais poderiam ser utilizados. Percebi que lidar com os alunos é um desafio, e as atividades os conteúdos têm que ser dinâmico, envolver motivar os alunos.
Uma reunião por semana com orientador do IPA, foi discutido os planejamentos e a organização das atividades musicais. Foi indicado livros e artigos que muito me ajudou para as aulas.
Como as observações foram feita sem duas turmas com horário duplo, então as aulas foram planejadas da seguinte forma:
Uma breve história do pop rock no Brasil nos anos 1990. Falar sobre anos 90. Momento marcante histórico para nosso país, conforme S. Lucas (2018): Comenta:

Os anos 90 foram marcados por muitos acontecimento em vários setores da vida do Brasileiro, desde a política, com 8 anos de FHC, até a conquista da copa do mundo e a morte de Ayrton Senna em 1994.No mundo das musicas não foi diferente. Nessa década, o pop perdeu força para o surgimento do Hip Hop, Rap core (Eminem) e principalmente o Grunge, com bandas conhecidas como Nirvana, Red Hot Chilli Peppers, Pearl Jam e Foo Fighters.No Brasil, o sertanejo saiu do interior para as rádios nacionais com Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano e Leandro & Leonardo, assim abrindo as portas para as outras duplas que fizeram igual sucesso até os dias atuais.

Pop Rock é um gênero musical que marcou os anos 90, e até hoje, os jovens comentam sobre a música da época, conforme pesquisa do Google por Grandes Sucessos da História do Pop Rock no Brasil e resultados em ordem de relevância. Disponível em:<https://sites.google.com/site/grandesucessos/historia-do-pop-rock-no-brasil> Acesso em: 24 abr. 2018:

No início da década de 90, a MTV chegava oficialmente ao nosso país trazendo clipes e shows de astros da música estrangeira e veiculando clipes de artistas brasileiros já consagrados como Caetano Veloso, Marina, Ed Mota e das grandes bandas sobreviventes dos anos 80. Quando pensamos em década de 90, logo nos vem na mente o movimento que a música sertaneja romântica formatou no início da década, no Axé Music baiano que invadiu as rádios de todo o país e no pagode que pegou carona nas rádios populares até o fim dos anos 90. História do pop rock no Brasil Disponível em:Grandes Sucessos da história do Pop Rock no Brasil Disponível em <https://sites.google.com/site/grandesucessos/historia-do-pop-rock-no-brasil>Acesso em24 abr. 2018.

            Este movimento vem acontecendo, especialmente a partir da formação de várias outras bandas Pop Rock Gaúcha, aqui em Porto Alegre/RS. NUNES (2017):

Festival que apresenta bandas consagradas do cenário regional tocando seus discos na ordem e na íntegra. Já se apresentaram bandas como Defalla, Cachorro Grande, Papas da Língua, Nenhum de Nós, entre outras. Na edição de 2015, foram às bandas Da Guedes, com o disco Morro Seco Mas Não Me Entrego (2002), Comunidade Nin-Jitsu, com o disco Maico Douglas Syndrome (2001), Graforréia Xilarmônica, tocando o Chapinhas de Ouro (1998), Ultramen, com o disco Olelê (2000), Esteban, com ¡Adiós, Esteban! (2012) e o Chimarruts tocou seu disco homônimo, de 2002.(NUNES, Caroline Govari , 2017):

A maior parte destas bandas fez parte da minha infância, saía com os amigos para diversão aos fins de semana.

 




7ATIVIDADES


AULA1

Objetivo Geral
-Explorar Ritmos de rock com demonstração de origem e variações de lugares, incluindo aqui no Brasil.
Objetivos Específicos
a)    Oportunizar o debate com os alunos;
b)    Separar os elementos da música.
Conteúdos
- Atenção auditiva
     - História do Rock
Estratégias Metodológicas
- Apreciação das músicas: Wewill Rock You (Queen); Será (Legião Urbana); Um anjo caiu do céu (Maskavo) e Céu Azul (Charlie Brown Jr.)
    -Mostrar ritmo rock
   -Ritmo corporal
-Marcação de compasso
-Estrutura e arranjo: ritmo e canto em conjunto.
Recursos Materiais
Celulares; violão; tela projetor com acesso à internet; letra das músicas; marcador para quadro branco e quadro branco.










AULA 2

Objetivo Geral
   -Explorar Ritmos de rock com demonstração das células rítmicas.
Objetivos Específicos
a)    Praticar afinação da voz com canto em conjunto;
b)    Separar os elementos da música;
c)    Trabalhar a atenção auditiva.
Conteúdos
     - Atenção auditiva;
     - História do Rock.
Estratégias Metodológicas
    - Apreciação das músicas: Será (Legião Urbana); Ela vai voltar (Charlie Brown Jr.)
    -Mostrar as notas das músicas na partitura com a clave de sol;
   - Mostrar a célula rítmica;
  - Bater palmas a partir do ritmo;
   - Marcação de compasso quaternário;
    - Estrutura arranjo: ritmo e canto em conjunto.
Recursos Materiais
Celulares; violão; marcador para quadro branco e quadro branco; letra das músicas; pandeiro; ovinho percussivo.












AULA 3

Objetivo Geral
   -Explorar Ritmos de rock com demonstração das células rítmicas.
Objetivos Específicos
a)    Trabalhar a atenção auditiva;
b)    Separar os elementos da música;
c)    Praticar afinação da voz com canto em conjunto.
Conteúdos
     - Atenção auditiva;
     - História do Rock.
- intensidade vocal e instrumental.
     - Atenção auditiva, reconhecimentos rítmicos e execução da canção
Estratégias Metodológicas
    - Apreciação das músicas: Será (Legião Urbana) e Ela vai voltar (Charlie Brown Jr.)
    -Mostrar as notas das músicas na partitura com a clave de sol.
   - Mostrar a célula rítmica;
  - Bater palmas a partir do ritmo;
   - Marcação de compasso quaternário.
Recursos Materiais
Celulares; violão; marcador para quadro branco e quadro branco; letra das músicas; pandeiro; ovinho percussivo.













AULA 4

Objetivo Geral
   -Explorar Ritmos de rock com demonstração das células rítmicas.
Objetivos Específicos
a)    Praticar o solfejo;
b)    Separar os elementos da música;
c)    Praticar afinação da voz com canto em conjunto.
Conteúdos
-  variação de andamento, e intensidade vocal e instrumental.
     - Atenção auditiva, reconhecimentos rítmicos e execução da canção
Estratégias Metodológicas
    - Apreciação das músicas: Será (Legião Urbana) e Ela vai voltar (Charlie Brown Jr.)
    -Mostrar as notas das músicas na partitura com a clave de sol.
   - Mostrar a célula rítmica;
  - Bater palmas a partir do ritmo;
   - Marcação de compasso;
   -Estrutura arranjo: ritmo e canto em conjunto.
Recursos Materiais
Celulares; violão; marcador para quadro branco e quadro branco; letra das músicas; pandeiro; ovinho percussivo.













AULA 5

Objetivo Geral
   -Explorar Ritmos de rock com demonstração das células rítmicas.
Objetivos Específicos
a)    Praticar o solfejo;
b)    Separar os elementos da música;
c)    Praticar afinação da voz com canto em conjunto mostrando a partitura.
Conteúdos
  - Atenção auditiva, reconhecimentos rítmicos e execução da canção
Estratégias Metodológicas
    - Apreciação das músicas: Será (Legião Urbana) e Ela vai voltar (Charlie Brown Jr.)
    -Mostrar as notas das músicas na partitura com a clave de sol.
   - Mostrar a célula rítmica;
  - Bater palmas a partir do ritmo;
   - Marcação de compasso;
   -Estrutura arranjo: ritmo e canto em conjunto.
Recursos Materiais
Celulares; violão; marcador para quadro branco e quadro branco; letra das músicas; pandeiro; ovinho percussivo.














AULA 6

Objetivo Geral
   -Explorar Ritmos de rock com demonstração das células rítmicas. Que se encontram em ANEXO G(mostrada no quadro)e ANEXO H

Objetivos Específicos
a)    Praticar a afinação da voz com canto em conjunto;
b)    Separar os elementos da música.
Conteúdos
- Intensidade vocal e instrumental.
     - reconhecimentos rítmicos
Estratégias Metodológicas
    - Prática em conjunto da música Será (Legião Urbana);
    -Mostra das notas das músicas na partitura com a clave de sol.
   - Mostrar da célula rítmica;
  - Bater palmas a partir do ritmo;
   - Marcação de compasso;
   -Estrutura arranjo: ritmo e canto em conjunto.
Recursos Materiais
Celulares; violão; marcador para quadro branco e quadro branco; letra das músicas; pandeiro; ovinho percussivo; instrumentos de percussão recicláveis.













AULA 7

Objetivo Geral
   -Explorar Ritmos de rock com demonstração das células rítmicas.
Objetivos Específicos
a)    Separar os elementos da música;
b)    Praticar afinação da voz com canto em conjunto;
c)    Trabalhar a atenção auditiva.
Conteúdos
- variação de andamento, e intensidade vocal e instrumental.
     - Atenção auditiva, reconhecimentos rítmicos e execução da canção
Estratégias Metodológicas
    - Ensaio da música: Será (Legião Urbana);
    -Mostrar as notas das músicas na partitura com a clave de sol.
   - Marcação de compasso;
   -Estrutura arranjo: ritmo e canto em conjunto;
   - Treino de ritmo para composição.
Recursos Materiais
Celulares; violão; marcador para quadro branco e quadro branco; letra das músicas; pandeiro; ovinho percussivo; instrumentos de percussão recicláveis.


Aula 8

Objetivo Geral
   -Explorar Ritmos de rock com demonstração das células rítmicas.
Objetivos Específicos
a)    Separar os elementos da música;
b)    Praticar afinação da voz com canto em conjunto;
c)    Trabalhar a atenção auditiva.
Conteúdos
     - Atenção auditiva, reconhecimentos rítmicos e execução da canção
Estratégias Metodológicas
    - Apresentação das músicas: Será (Legião Urbana) e Ela vai voltar (Chorão e Thiago Castanho).
    -Mostrar as notas das músicas na partitura com a clave de sol.
   - Mostrar a célula rítmica; semínima, pausa de semínima, colcheia.
  - Bater palmas a partir do ritmo;
   - Marcação de compasso;
   -Estrutura arranjo: ritmo e canto em conjunto;
    -Apresentação de composição de ritmo, Canto em conjunto.
Recursos Materiais
Celulares; violão; marcador para quadro branco e quadro branco; letra das músicas; pandeiro; ovinho percussivo. Balde de Balde Bebida Gelada de metal, balde plástico de óleo Vegetal 20 Litros, duas colheres de pau, garrafas de pet cortadas e dois copos plásticos de vinho

 

Aula 9

Objetivo Geral
Desenvolvimento de habilidades musicais através do canto
Objetivos Específicos
Exercícios vocais, afinação, canto coletivo.
 Trabalhar elementos musicais que podem ser desenvolvidos por meio do canto, como a percepção auditiva, ritmo, dinâmicas, performance e explorações sonoras.
Conteúdos
- Expressão musical e corporal.
     - Separação dos elementos da música; variação de andamento, e intensidade vocal e instrumental.
     - Atenção auditiva, reconhecimentos rítmicos e execução da canção
Estratégias Metodológicas
    - Apresentação das músicas: Será (Legião Urbana) e Ela vai voltar (Chorão e Thiago Castanho).
    -Mostrar as notas das músicas na partitura com a clave de sol.
   - Mostrar a célula rítmica;
  - Bater palmas a partir do ritmo;
   - Marcação de compasso;
   -Estrutura arranjo: ritmo e canto em conjunto;
    -Apresentação de composição de ritmo.
Recursos Materiais
Celulares; violão; marcador para quadro branco e quadro branco; letra das músicas; pandeiro; ovinho percussivo e instrumentos recicláveis como: balde de Balde Bebida Gelada de metal, balde plástica de óleo Vegetal 20 Litros, duas colheres de pau, garrafas de pet cortadas e dois copos plásticos de vinho



8 REGÊNCIAS


Aula 1(T91)
Neste dia, teve uma mudança de horário. Turma (T91) primeiro período nas segundas e sextas-feiras. Turma (T83) sempre no segundo período de segundas-feiras no primeiro período de quartas-feiras. Haviam 30 alunos, iniciei aula com uma breve história. Falei sobre os presidentes dos anos 1990, sobre o Impeachman de Fernando Collor de Mello. Presidente Fernando Henrique Cardoso que foi reeleito por duas vezes. Falei sobre surgimento do rock vindo dos anos 1960 com Rey do rock Elvis Presley. Falei sobre a grande explosão de bandas rock gaúcha dos anos 1990. Mostrei We Will Rock You (Brian May). Será (Legião Urbana).Trabalhei ritmo, Método Passo Ciavatta.Separei duas filas no meio da sala, demonstrei o ritmo em compasso quaternário e mostrei o tempo forte com palmas no tempo um.
Um aluno perguntou: - Professor por que tem que fazer isso?
Respondi: - Na música temos vários instrumentos e todos integrantes tem que estar sincronizados ao mesmo tempo, esse exercício é muito importante para treinar o ritmo e coordenação motora - Respondi ao aluno. Alguns alunos ficaram com medo de errar, até que mostrei que era bem tranqüilo, dei segurança e logo os alunos entraram no ritmo.
Para aula de canto e coordenação motora. Achei legal seguir método de Leck e Stenson, ele faz associação técnica vocal com o trabalho de coordenação motora que obtém melhores resultados. Segundo Leck e Stenson (2012): A voz cantada não é de responsabilidade de um só órgão e sim, de um conjunto de toda a estrutura corporal e muscular que se coordenam.
Assim, a metodologia apresentada por Leck e Stenson (2012), por sua vez, trata de fazer com que as conexões musculares, físicas e sinestésicas sejam efetivamente absorvidas pelo coral.
Ao adicionar exercícios de vocalizes com movimentação, há uma melhoria do som.O movimento pode ativar nosso senso de memória natural e ajuda-nos a evitar"marcha lenta" ou "piloto automático", o resultado da repetição previsível. Além disso, gesto físico, combinado com elementos visuais e auditivos, incentivar a participação (LECK; STENSON, 2012: p, 5).
            Treinamos ritmo com método Passo Ciavatta e ensaiamos a música Será (Legião Urbana). Mostrei o ritmo de rock no pandeiro e um aluno ficou tocando. Toquei os acordes no violão junto com ritmo do pandeiro e pedi que cantassem juntos.

Aula 2(T83)
Separei duas filas no meio da sala, demonstrei o ritmo em compasso quaternário e mostrei o tempo forte no um. Essa atividade favorece ao aluno a compreensão da estrutura da rítmica, ajuda na compreensão de acentos fortes, nas divisões e subdivisões da música. Envolve com o desempenho em grupo com atividades corporais rítmicas. Para apreciação musical, utilizei as músicas: We Will Rock You de (Brian May), Será (Legião Urbana).
A música Mas Ela vai voltar (Charlie Brown Jr), O tom original é em (F#), então fica melhor tocar no violão com todas as cordas com meio tom a baixo e a sexta corda (mizona) com um tom a baixo do padrão, para isso já deixei o violão preparado.Se acaso tocasse outra música. Levei o capotraste, sendo assim poderia colocar na primeira casa do violão sem ter que mexer na afinação das cordas exceto a 6° corda(mizona).  Pedi silêncio aos alunos para iniciar a tocar a música Ela vai voltar (Charlie Brown Jr) e os alunos gostaram e já acompanharam, mas eles cantavam somente a primeiro refrão da música, eles não sabiam cantar o resto da música, ficou desorganizado a melodia e ritmo, então com apreciação ensaiamos o canto com frases. Cantávamos um parágrafo de cada vez até que a música ficasse na afinação e ritmo certo.

Aula3(T91)
Neste dia, assim que cumprimentei os alunos, falei que iria mostrar como era feito a escrita de música em partitura. Escrevi a primeira linha da partitura em clave de sol no quadro, da música Será (Legião Urbana).  Mostrei onde ficavam as notas no pentagrama. Toquei a melodia, pedi para os alunos que cantassem junto comigo. A turma não cantava no ritmo, pedi que um aluno tocasse o pandeiro, mostrei o ritmo 4/4. Toquei violão junto com ritmo do pandeiro, logo cantaram, para eles era difícil cantar algumas as frases, não conheciam a música. Fiz apreciação da música Será (Legião Urbana) no data show, para praticar a melodia, cantamos e os alunos queriam escolher música para cantar.
Então fala um aluno:
- Professor podemos cantar um pagode?
Respondi-lhes:- Sim, podemos sim, mas só no fim da aula! Qual música vocês querem cantar?
Respondeu um dos alunos:- Deixa Acontecer Naturalmente (Grupo Revelação).
Cantamos a música Será (Legião Urbana) duas vezes. Assim que terminamos Pedi para os alunos tirarem as classes do meio da sala, mostrei método Passo Ciavatta. Treinamos um pouco. Demonstrei o tempo forte com palmas.  Os alunos estavam bem animados para cantar. No final da aula cantamos Deixa Acontecer Naturalmente (Grupo Revelação). Teve um grupo com quatro meninas e dois meninos, um deles tocou pandeiro e o outro ficou dançando no meio da sala e as alunas cantavam.

Aula 4(T83)
Neste dia, mostrei as células rítmicas de semínima, colcheia e pausa de semínima. Compasso quaternário no quadro. Treinamos uma célula rítmica de cada vez, com palmas. Marcação de tempo com pandeiro, durante a aula o pandeiro foi utilizado por dois alunos. Os alunos afastaram as classes e cadeiras. Os alunos deixaram centro da sala livre, assim, trabalhei o Método Passo de (Ciavatta). No ANEXOC, tem uma foto que mostra os alunos fazendo método Passo. Alguns alunos não queriam participar só queriam assistir. Com o desenho das células rítmicas no quadro, alternei o tempo forte com palmas no um e três. Foi um treinamento de ritmo,com a utilização de seu corpo como instrumento percussivo. Os alunos tiveram um envolvimento de uma forma lúdica e prazerosa, trabalharam com o universo imaginativo e criativo destacando particularmente suas habilidades. De acordo com Ciavatta (2013), esse processo:

Dentro do grupo daqueles que tentam e erram, é possível identificar dois novos grupos. Você vê? Alguns erram e demonstram possuir muito pouca experiência no trabalho com ritmos, não propõem nada com o qual você possa interagir, estão perdidos, sem referências! E alguns erram, mas propõem outras frases que se sustentam ritmicamente. Interessante…


Neste contexto a educação musical possibilita a formação estética e cultural, desenvolvendo aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores ajudando com o desenvolvimento de diversas habilidades do aluno. Para finalizar a aula, sincronizamos no tempo contando até dois para cantarmos as músicas: Ela vai voltar e Céu Azul de (Charlie Brown Jr).

Aula 5(T91)

Canto, ritmo célula rítmica partitura
Mostrei no quadro células rítmicas de semínima, colcheia e pausa de semínima, ANEXOA, e novamente treinamos utilizando as mãos. A turma ficou em dois grupos, enquanto um grupo tocava ritmo de semínima outro grupo tocava colcheia batendo as mãos. O difícil foi deixar um grupo tocando sozinho; pois enquanto eu ajudava um grupo a tocar uma célula rítmica, o outro grupo parava. A intenção era que os grupos tocassem ao mesmo tempo os seus ritmos. Assim que os grupos conseguiram fazer cada um seu ritmo, mostrei no pentagrama com a clave de sol a música Será (Legião Urbana), se encontra ANEXOB. Então demonstrei as separações de sílaba com o ritmo da música. Dei uma folha impressa da mesma música, sem partitura e sem cifra, para que eles apenas cantassem. Demonstrei o canto com instrumento de violão, os alunos só cantavam no momento que eu começasse a cantar. No final de aula os alunos pediram para cantar a músicas Deixa Acontecer (Grupo Revelação), essa música eles só sabiam cantar o refrão, então comecei o canto da música Cheia de Mania (Grupo Raça Negra), nessa música os alunos se soltaram, sabiam cantar sem ter que ler.

Aula 6 (T91)
Neste dia, a aula aconteceu na sala em que não havia caixa de som, nem tela com projetor. Levei 60 cópias impressas das músicas: Será e Tempo Perdido (Legião Urbana), a música “Tempo Perdido”, os alunos não conheciam, cantei com acompanhamento de violão, mostrei o canto em frases. Um aluno acompanhou com o pandeiro. Conforme BEYER (1988):

Inatismo e interacionismo, o quarto passo dado por Beyer  para construção de uma teoria cognitiva em músicafoi fazer uma crítica à visão inatista que prevalecia na educação musical brasileira. Para ela, a teoria de educação musical deveria ser construída sobre o “fazer musical, decorrente da necessidade epistemológica em que o sujeito se encontra. Tal postura leva o educador a não encarar a música como privilégio apenas para os talentosos, uma vez que, nessa abordagem, qualquer sujeito normal pode aprender música, desde que se interesse por ela, pois através do conflito cognitivo, como explica a teoria piagetiana, o desenvolvimento musical pode ser desencadeado. - BEYER, Esther. A abordagem e cognitiva em música. (BEYER, 1988, op.cit., p.80-83).


Considerando a citação de Beyer (1988), qual quer sujeito pode aprender música, desde que tenha interesse da pessoa, essa é a ideia, transmitir um trabalho que desperte o interesse de uma forma lúdica. Para essa aula levei a letra impressa, mas os alunos não queriam cantar por que não conheciam a música Tempo Perdido de (Legião Urbana), então lhes falei: - Tudo bem! Vou colocar na caixinha de som Bluetooth, trazida pela colega.  Depois de ouvir e tocar com o violão e treinaremos por frases, bem tranqüilo!
Ensaiamos mais um pouco, mas eram poucos os alunos que cantavam, então toquei a música Ela vai voltar de (Chorão e Thiago Castanho).Essa música os alunos conheciam, eu toquei violão, a turma inteira ficou acompanhando com a leitura e um aluno ficou fazendo o ritmo no pandeiro que foi uma batida com os quatro dedos e abafava só encostando o dedo polegar, em célula rítmica fica uma semínima e uma pausa de semínima
Os alunos estavam gostando, pedi para que eles fizessem o ritmo com as mãos. Ficou um som muito forte, um aluno ficou o dedo polegar dolorido, tinha batido muito forte na mesa.
Falei para os alunos: - Pessoal o ritmo é legal, mas não precisam bater muito forte, para não se machucarem, pois teve alunos que batiam na mesa.
Teve um momento que uma professora que era vizinha de sala abriu a porta e disse:
- Tem muito barulho aqui na sala ao lado, peço que façam menos barulho e todos ficamos felizes!
Respondi: - Tudo bem professora.
Falei para os alunos que fizéssemos música mais baixa. Perguntei para professora (P1) se teria outro lugar para dar aula nas próximas regências. Ela disse que teria o auditório.Avisei os alunos que as próximas aulas seriam no auditório.

Aula 7(T83)
Assim que cheguei à escola, encontrei a (P1) na sala dos professores, já pedi que ela assinasse a chamada e perguntei se o auditório tinha caixa de som.A mesma respondeu: - O auditório tem notebook e projetor, não sei e nem sei mexer nos aparelhos. Busquei os alunos na sua respectiva sala e deixei um aviso na porta para que quem chegasse atrasado, que fosse para o auditório.Eu levei meu violão, mas assim que cheguei ao auditório vi que não tinha caixa de som para plugar o violão, apenas para o projetor. Liguei o projetor e notebook enquanto os alunos se instalavam. Levei as músicas no Flash Drive. Cumprimentei-os pela tarde, e após, comecei a aula com ritmo dos Barbatuques. Combinação de 4 movimentos1 2 3 4
1.    Palma
2.    Peito (mão direita)
3.    Peito (mão esquerda)
4.    Perna (mão direita e esquerda).
Praticamos ritmo corporal e comecei ritmo da música We Will Rock You de (Brian May), utilizamos as mãos e mostrei as células rítmicas, o movimento foi: duas batidas com as mãos duas palmas e uma batida com as duas mãos nas pernas. na tela. A parte do refrão uma boa parte dos alunos cantaram. Os alunos gostaram. Logo em seguida comecei com apreciação da música Tempo Perdido de (Legião Urbana).
Somente uma aluna conhecia a música. Treinamos o ritmo com pandeiro, a após cantei e toquei violão. Coloquei a letra na tela do projetor e pedi que cantassem juntos.(Os alunos não conheciam as músicas da Legião Urbana),novamente utilizei apreciação com uma caixa de som Bluetooth levada por um menina da sala, conectei a música para treinar o ritmo com as mãos.Conforme Swanwick(2002):

O ouvir ocorre toda experiência musical ativa, sendo um meio essencial para o desenvolvimento musical. É necessário, portanto, distinguir entre o ouvir como meio, implícito nas outras atividades musicais. A apreciação é uma forma legitima e imprescindível de engajamento com a música. Através dela podemos expandir nossos horizontes musicais acessíveis e aquela com a qual a maioria das pessoas vai se envolver durante suas vidas.(Swanwick. 2002.P. 12).

Desta forma o aluno ao escutar uma música, identifica o som podendo identificar o ritmo. Fazer música através daquilo que ouviu.

Aula 8 (T91)
Apreciação musical:
Neste dia assim que cheguei na escola, fui para sala dos professores, a sala estava cheia de professores, quando estava revisando o material e o plano de aula, entrou na sala a coordenadora que eu ainda não conhecia.
Perguntou coordenadora: - E você é novo professor?
Respondi para coordenadora: - Eu sou professor estagiário de música!
Falou coordenadora:- Olha só que legal temos um cantor! Canta uma música para nós. Animar essa sala!
Todos ficaram me olhando! E a música que veio na minha cabeça foi sertanejo:Amigo Apaixonado de (Victor e Leo), cantei a capela, não tinha violão naquele dia, ao final me aplaudiram e ofereceram-me um cafezinho com bolacha.
Assim que bateu o sinal de entrada fui foi para auditório, levei as músicas Billie Jean, Beat It (Michael Jackson), We Will Rock You (Brian May) no flash driver. Falei para os alunos que iríamos ouvir músicas e após questionamentos sobre a sonorização.
Comecei a apreciação da música Beat It (Michael Jackson), e teve um aluno que se emocionou, começou a dançar e outro aluno fez percussão com pandeiro. Fiz perguntas sobre quais instrumentos que conseguiam ouvir. Um aluno falou que ouviu bateria outro falou da guitarra.Mostrei figura rítmica
e  como era o ritmo da música We Will Rock You(Brian May), comecei lecionar ritmo com palmas. Enquanto fazíamos ritmo, uma professora abriu a porta do auditório e falou para mim que tínhamos que sair, pois ali haveria a reunião dos pais dos alunos. Tive que pedir para os alunos para retornarem para sala de aula. O tempo que sobrou trabalhamos um pouco de ritmo com palmas utilizado pelo grupo Barbatuques.

Aula 9 (T91)
Aula de aquecimento vocal, assim que professora (P1) abriu a porta da sala, cumprimentei os alunos, pedi que arredassem as classes e mesas. Expliquei que aula seria de aquecimento vocal. Uma aluna pergunta:- Professor é como as cantoras de óperas fazem cantando bem alto?
Respondi aos alunos:- Não chega a tanto, é um exercício de aquecimento que os cantores fazem antes de começarem a cantar e que também é importante para professores, sendo assim não prejudicando suas cordas vocais.
Todos os alunos em pé. Demonstrei a técnica conforme o aprendizado do IPA.Utilizei teorias do livro INICIAÇÃO MUSICAL:Brincando, criando e Aprendendo, de FERES(1989). Mostrei como era respiração para o aquecimento vocal inspirando e soltando ar, com violão em modo jônio, toquei as cordas subindo e descendo a escala. Um aluno fala:- Fiquei tonto!
Respondi: - Então pare, espere um tempo, conforme o ar vai para cérebro pode ocorrer nova tontura. Perguntei se mais alguém havia sentido alguma coisa, mas não. A tontura do aluno foi só por um instante. Ao final de aula, ensaiamos a música será e Tempo Perdido de (Legião Urbana). Essa turma em especial não gostava de cantar músicas que não fosse do ritmo pagode.


Aula 10 (T83)
Para aulas de técnica vocal utilizei o livro Curso de Técnica Vocal de DINVILLE (2003). Assim que cheguei à sala de aula, pedi que aos alunos que tirassem as classes e cadeiras do centro da sala, expliquei que faríamos um aquecimento vocal, utilizei as técnicas do livro citado acima que se encontra em ANEXO D. Postura, Respiração e demonstração de timbre com violão e vozes. Com violão mostrei escala de modo maior, utilizei o som “hummmmm”, staccato som “Hum...Hum...Hum...Hum...” e por último o som de “Zzzzzzzzzzzz”; nessa aula, algumas alunas tiveram acessos de risos, falei que era normal para quem começa com esse exercício.Comecei com ensaio da música Céu Azul, Ela Vai Voltar de (Chorão e Thiago Castanho), Anjo do Céu de (Maskavo).
A maioria dos alunos gostou dessas músicas. Repeti as músicas, mas notei que os alunos queriam cantar muito rápido, mostrei como era na velocidade andante com a música Mas Vai Voltar de (Chorão e Thiago Castanho). Ritmo e cifra para violão  se encontra em  ANEXO G Ensaiamos pelo menos três vezes, mas quando chegava na segunda e terceira estrofe da música os alunos não conseguiam cantar. A música fica um rap muito rápido misturando as palavras sem ter espaço para respirar, tivemos que treinar com apreciação e cantar devagar até que a fala fosse transmitida igual da música, abaixo está a parte que foi difícil para a turma cantar.

Ela não é
Do tipo de mulher
Que se entrega na primeira
Mas melhora na segunda
E o paraíso é na terceira
Ela tem força
Ela tem sensibilidade
Ela é guerreira
Ela é uma deusa
Ela é mulher de verdade

Ela é daquelas
Que tu gosta na primeira
Se apaixona na segunda
E perde a linha na terceira
Ela é discreta
E cultua bons livros
E ama os animais
Tá ligado, eu sou o bicho

Eles se perdiam e era difícil de ensinar, pois a música pop fica parecendo um rap, para tanto, tem que saber controlar a respiração. Com uma caixinha de som, fiz a apreciação por trecho e após cantos repetindo o trecho da música.
Assim que terminei a aula, no corredor da escola a caminho da sala dos professores, a vice-diretora me pediu um favorzinho:
- Valdeci! Vai ter dia das mães e queremos fazer uma apresentação. Poderia nos ajudar com canto, para séries iniciais?
Falei para vice-diretora:- Que dia vai ser apresentação e quais músicas?
E ela respondeu: - Será quinta-feira que vem, as músicas são: Felicidade (Seu Jorge) e Como é Grande o Meu Amor Por Você de (Roberto Carlos). – Respondeu vice-diretora.
– Respondi para vice-diretora: - Uma semana para ensaio é pouco, mas tentaremos fazer o melhor!
Pedi letra e tom das músicas, e como ela iria cantar disse que queria conhecer as turmas. Meu horário do estágio obrigatório tinha terminado às 15h15min. Com esse imprevisto tive que ficar ensaiando até às 17hs.
O ensaio foi para três turmas das séries inicias até o terceiro ano e contou com cinco professoras.Ensaio foi da seguinte forma:
Na música Felicidade de (Seu Jorge), ensinei somente o refrão para os alunos que foi:

Felicidade
É viver na sua companhia
Felicidade
É estar contigo todo dia
Felicidade
É sentir o cheiro dessa flor
Felicidade
É saber que eu tenho seu amor

Assim, fiz uma contagem até três e pedi que os alunos repetissem, até que todos estivessem contando ao mesmo tempo; cantava uma frase e pedia para que eles repetissem. Nossa! Foi muito produtivo e as crianças aprendiam muito rápido!
Assim que os alunos já souberam cantar o refrão, pedi para os professores que cantassem o resto da música comigo. 

Aula 11 (T91)
Oficina técnica Vocal.
Formei duas filas ao centro da sala com a turma em pé, demonstrei a técnica de aquecimento vocal com violão.Demonstrei a escala de dó maior, ascendente e descendente utilizei o som “larararararara,” logo, “pissssssss” staccato som “piss...piss...piss...piss...” e por último o som de “Zzz...zzzz...zzz.zzz”, e ensaiamos a música será de (Legião Urbana). Poucos alunos participaram do canto, comecei a desenvolver a composição de ritmo, escrevi no quadro algumas células rítmicas e fui mudando conforme o treino. Alguns dos alunos pediam que mostrasse a batida do ritmo e depois eles repetiam. Separei a turma em 3 grupos, cada um fazia seu ritmo conforme descrito no quadro e com acompanhamento dos instrumentos recicláveis e o som vocal PAPAPAPA PAPA PAPA.  Com esse trabalho consegui que eles participassem vocalmente e ritmo corporal. Os alunos participaram mais com esse ritmo e, pois o mesmo lembrava-lhes um rap.


Aula 12 (T83)            
Composição de Ritmo. Neste dia, os alunos já conheciam algumas células rítmicas, então propus uma composição utilizando as ideias musicais realizadas pelo grupo musical Barbatuques e também pelo trabalho de Lucas Ciavatta.
Também utilizamos para este trabalho instrumentos recicláveis. Como são poucas aulas, levei os instrumentos recicláveis de percussão que foi: balde de Balde Bebida Gelada de metal, balde plástica de óleo Vegetal 20 Litros, duas colheres de pau, garrafas de pet cortadas e dois copos plásticos de vinho. Escrevi as células rítmicas no quadro e separei os grupos para cada um fazer seu ritmo. Demonstrei as células de semínima, pausa de semínima e colcheia no quadro. Mostrei como ficava o tempo e um dos alunos fazia o ritmo de semínima e o outro fazia a colcheia, o resto dos alunos marcava o tempo em 4/4 no método de Lucas Ciavatta, utilizando tempo forte no tempo um. Após terem treinado um pouco dentro desse ritmo tínhamos que fazer um novo ritmo dentro deste tempo com instrumentos recicláveis. Conforme Penna (2010):

[...] ampliar o universo musical do aluno, dando-lhe acesso à maior diversidade possível de manifestações musicais, pois a música, em suas mais variadas formas, é um patrimônio cultural capaz de enriquecer a vida a vida de cada de cada um, ampliando a sua experiência expressiva e significativa. Cabe, portanto, pensar a música na escola dentro de um projeto de democratização no acesso à arte e à cultura (PENNA, 2010, p. 27).

Neste sentido, esta aula os alunos utilizaram os instrumentos recicláveis tendo idéias para desenvolverem seus próprios instrumentos.

Aula 13
Nesta aula havia somente 28 alunos, e houve a proposta de duas atividades: A primeira foi exploração de timbres dos instrumentos recicláveis como: pandeiro, balde de 20 litros reciclável, balde de metal, maracatu recicláveis. A segunda atividade foi a de explorar som de seu próprio corpo.
Comecei aula pedindo silêncio, demonstrei no quadro compasso quaternário e demonstrei células rítmicas de semínima, colcheia e pausa. Para tais atividades, criamos uma composição rítmica, os alunos tiveram que utilizar vozes, corpo e instrumento recicláveis. Na leitura, os alunos tiveram bastante dificuldade, e por muitos momentos tive que cantarolar as células rítmicas para que eles fizessem a leitura. Treinamos timbres na utilização do corpo, os movimentos do método Ciavatta e de Barbatuques. Para finalizar a aula, um grupo de alunos fez uma composição rítmica com a utilização dos instrumentos recicláveis e pandeiro.

Aula 14 (T83)
Neste dia, na sala dos professores assim que chegou a professora (P1), pedi a chave da sala para organização de cadeiras e limpeza do quadro. Como eram últimas aulas, faríamos apenas o ensaio para apresentação aos demais colegas de grupo. Então, lembrei os alunos que era o dia de apresentação da música ensaiada. A turma ficaria dividida em três grupos. Os alunos ensaiaram mais um pouco, e logo solicitei a apresentação o primeiro grupo, eu ajudei com canto e violão com os três grupos. Segunda apresentação foi o ritmo com instrumentos recicláveis. Mostrei as células rítmicas semínima e colcheia no quadro, com as silabas papapapapapa.

Aula 15(T91)
Neste dia, assim que cheguei à escola, organizei a lista chamada para professora assinar e já fui para sala organizar as classes, cadeira e apagar o quadro.Deixei já inscrito as células rítmicas no quadro.Pedi para os alunos se organizarem ao centro da sala que seria última aula, para suas apresentações em grupo, conforme o combinado, ritmo corporal, células rítmicas e composição de instrumentos recicláveis. Demonstrei algumas células rítmicas no quadro e pedi para que eles me acompanhassem, depois eles teriam que tocar os ritmos sozinhos. Ensaiamos juntos, os alunos fizeram os ritmos: Barbatuque, O Passo (CIAVATTA), leitura das células rítmicas do quadro.Utilizamos a voz para o ritmo e ao final um grupo de alunos fez uma apresentação de ritmo utilizando os instrumentos reciclável. Agradeci aos alunos pela colaboração e me despedi, notei que uns alunos vieram para me abraçar.

Aula 16
Nesta aula utilizei os mesmos instrumentos, organizei a sala levei a letra impressa da música Vai Voltar de (Chorão e Thiago Castanho). Foi utilizada uma caixa de som para apreciação para os alunos ouvirem. Ensaiamos e eles fizeram apresentação da música citada acima. Mostrei passo (Ciavatta) em 4/4 e eles tiveram que bater palma no tempo um, após treinamos o método Barbatuques. Ao final agradeci me despedi dos alunos.

 


9 CONSIDERAÇÕES FINAIS


Nasci em Porto Alegre, em oito de março 1970, minha família sempre escutava rádio e eu sempre gostei de ouvir músicas e acompanhá-las cantando. Não tinha nenhum instrumentista ou cantor profissional em casa. Cantávamos na igreja, ou nos coros, sem nenhuma técnica, apenas canto de ouvido. Os hinos da Harpa Cristã na igreja e em casa as músicas gaúchas de Teixeirinha, Gildo de Freitas. Meu sonho desde criança sempre foi ser cantor, mas como a família era pobre e só tinha a mãe para sustentar nove filhos, era muito difícil ter uma expectativa de vida boa. Aos catorze anos brincava de cantar e dançar com os colegas na escola, imitando (Michael Jackson). Não pensava em ser músico ou professor de música.
Sempre trabalhei, e me divertia aos finais de semanas em clubes com música ou dança e barzinhos de videokê.Aos trinta e três anos, fiz cursinho de música, mas não consegui continuar por condições financeiras.
Em 1994, na época da copa do Brasil, trabalhava de frentista de posto de gasolina, consegui fazer um cursinho de música por três meses, na Prediger Academia de Música, meu salário era pouco e não tinha como continuar, minha renda era somente para me sustentar.Tinha vontade em fazer faculdade.
No ano 2000 Comprei uma moto e fui trabalhar de motociclista. Durante o dia trabalhava em uma loja de informática e à noite em pizzaria como entregador;Nessa loja, comecei a conhecer peças de informática e gostei.
Assim, fiz curso básico de manutenção e configuração de computadores no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Após a conclusão do curso de informática, consegui montar uma oficina de manutenção de computadores e continuava trabalhando com entregas de pizza à noite e de dia na loja. Era difícil concorrer com as grandes lojas.
Em 2005 comecei buscar peças de informática do Paraguai, eram 12 horas de viagem. Em 2007 voltando do Paraguai, meu colega de viagem se perde numa curva em Passo Fundo, bateu de numa árvore que chegou a parar o carro. Eu quebrei minha coluna, furei o baço, perdi 7 cm do intestino, quebrei as costelas e com impacto da batida do carro, o sinto de segurança travou o meu corpo, me impossibilitou de ser arremessado pelo vidro da frente, mas lesionou meu pulmão que não consegui respirar por um bom tempo. Mantive-me acordado o tempo inteiro,esperei pelo socorro e pude avisar as lesões para os socorristas da ambulância. O outro colega quebrou o braço. No hospital quase não conseguia falar por ter afetado meus pulmões, tive que fazer raspagem em um dos pulmões, mesmo em recuperação ficava pensando se iria conseguir me recuperar, bem como voltar a cantar.
Fiquei no Hospital São Vicente de Paulo por vinte dias. Consegui obter o benefício de auxílio-doença no INSS, mais conhecido como: “Encosta no INPS” Instituto Nacional de Previdência Social. Operei a coluna, coloquei quatro pinos, fiquei em recuperação por quase dois anos.
Então resolvi estudar, mesmo em tratamento, tinha dores na coluna durante as aulas, mas fui firme até final. Terminei o Ensino Médio em 2011, na Escola Estadual De Ensino Médio Professor Oscar Pereira. Conclui fazendo EJA (Educação de Jovens e Adultos); lá tive problemas na escola com a falta de professores, de Língua Portuguesa e Matemática. Quando terminei o Ensino Médio, queria fazer vestibular e ENEM, sabia que minha educação não era suficiente.
Logo após o término do Ensino Médio, fiz aulas de reforço em matemática, química e física;os professores me ajudaram até que fiz ENEM e passei com uma nota boa, porém não daria a chance de uma bolsa, voltei a trabalhar com tele entrega afinal, eu tinha que estudar e trabalhar. Não é uma coisa muito fácil, quem trabalha tem a preocupação com seu trabalho fica difícil manter o foco nos estudos, agora quem não precisa trabalhar, somente estuda, não tem preocupação em sustentar a família, tem o seu tempo livre para estudar do jeito que quiser.
Em nosso país temos um grande problema na educação básica, conforme Goldemberg:
No Brasil, em 1950, apenas 36,2% das crianças de 7 a 14 anos tinha acesso à escola. Em 1990, esse índice havia atingido 88%[...] a educação sempre foi considerada um bem em si, pelas oportunidades que oferece de enriquecimento cultural. Mas isso, por si só, não cria as condições para que a universalização do acesso à escola se transforme em prioridade das políticas governamentais.


Mediante o exposto, a educação é um grande problema, o povo que tem que sustentar a sua família tenta melhorar sua expectativa de vida, mas poucos conseguem trabalhar e estudar ou dar estudo para seus filhos. Conforme Goldemberg:



Numa sociedade democrática, essa universalização torna-se ainda mais necessária, porquanto dela depende o acesso do eleitorado a informações essenciais para a participação política plena e esclarecida. A segunda, que se vem manifestando com intensidade crescente, especialmente a partir da Segunda Guerra Mundial, reside na alteração do processo produtivo associada ao desenvolvimento tecnológico, o qual exige mão-de-obra cada vez mais qualificada. Um sistema de educação básica que atenda ao conjunto da população é hoje essencial ao desenvolvimento econômico. (Goldemberg. 1993. P. 4).


Por conseqüência, é muito difícil para os jovens de hoje chegarem a uma graduação, são incentivados pelos seus pais a estudarem; muitos tentam através da luta, poucos conseguem, eu mesmo sou um exemplo disso.
Em 2014 procurei um curso de música e achei Licenciatura em Música no CENTRO UNIVERSITÁRIO METODÍSTA – IPA. Graças ao ENEM consegui ingresso pelo FIES.
No curso, pude ter educação musical com: canto, violão, flauta doce e muitas disciplinas da área da educação musical. Tive muitas dificuldades em trabalhos acadêmicos que envolvessem leitura e escrita. Apesar das lacunas deixadas do ensino anterior à faculdade, fiz EJA e quando comecei no curso superior, tive novos desafios entre eles:a pesquisa acadêmica e os estágios.
Reprovei no meu primeiro estágio, foi muito frustrante, notei que não consegui realizar o trabalho por falta de entendimento, não conseguia fazer planejamento, conciliar literatura referencial com meu trabalho, formatação de texto também bem foi um problema. Tive vontade de abandonar o curso, que foi até interessante ter reprovado , pude rever materiais que me auxiliou para os próximos estágios, pude estar mais apto ,fiz cursinhos, li vários livros e artigos.
Afinal, meu processo educacional vem sem estrutura desde o jardim de infância, estudei até 7° série e precisei interromper para trabalhar e só depois de anos  entrei para EJA que também faltava professor.
Entrei no curso superior e a produção acadêmica se torna obstáculo em função da minha falta de qualificação para quem não tem uma fundamentação na educação básica.
Posso dizer que aprendi muito no decorrer de minha formação acadêmica, minha visão de mundo mudou, e muito. Agora tenho uma visão de professor, durante o curso tive várias disciplinas que possuem conteúdos relacionados, melhorou o meu entendimento em relação a leituras, trabalhos de pesquisas. Na universidade pude desenvolver uma responsabilidade social e perceber a realidade de forma madura. Na graduação fiz vários tipos de amigos de diferentes classes sociais. Participei do programa PIBID no subprojeto música. Apresentei seminários, através desse programa lecionei música em uma escola especial por seis meses e trabalhei na escola do ensino médio por dois anos. Isso para mim foi um grande desafio ter que dar aula para turmas grandes, tive que me preparar, fazer planejamentos ter material para lecionar. Para mim isso foi muito importante, tive um aprendizado compartilhado com outros colegas que já tinham mais experiência, dividíamos as atividades, tive segurança para fazer um planejamento, e fazer meus estágios.
Fiz estágio no hospital, que foi uma experiência incrível que me fez pensar em como a música aproxima as pessoas, através do carinho e a gratidão. Segundo Silva Junior (2012, p.172): “O uso da música no campo da saúde não tem sido somente uma prática de músico terapeutas. Outros profissionais da saúde utilizam a música como mais um recurso em suas práticas profissionais.”
A realização do Estágio Curricular de Docência relatado no Ensino Médio na Escola Instituto de Educação General Flores da Cunha em geral foi bastante satisfatória. Os alunos participaram das atividades práticas e em conjunto; ao final foi realizada uma apresentação das músicas ensaiadas durante o período de estágio. A participação de um professor de música contribuiu muito para minhas aulas, enquanto ensinava, ele envolvia os alunos a tocarem algum instrumento musical que a escola fornecia.
O cumprimento das atividades de estágio, desde o período de observação até a prática de docência, foi bem positivo, tiveram dois alunos que compraram violão e sempre os levaram durante as minhas aulas.
A realização do estágio curricular de docência na Escola Instituto Estadual Rio Branco foi um pouco diferente, pois a escola não oportunizava o ensino de música na escola, as observações foram feitas com professor de Artes, os alunos não tinham nenhum conhecimento musical, mas acolheram muito bem meu projeto. Superando as expectativas iniciais, posso dizer que tive um pouco de dificuldade, os alunos achavam que era só dizer o nome de alguma música que todos já iriam cantar ou tocar.
Mostrei-lhes como era uma prática em conjunto, onde todos tinham que ter a mesma pulsação: a demarcar o pulso (a unidade de tempo que compõe o compasso, a "batida" da música); saber o que é grave-agudo, forte-fraco e lento-rápido, conhecer alguns instrumentos; e saber como cantar melodias.
As atividades foram elogiadas pela professora de Artes que acompanhou a realização do mesmo, tendo ela declarado, inclusive, que reaproveitaria a ideia em suas aulas e futuros projetos.
Por fim, a avaliação final do meu estágio sobre a experiência docente é positiva. A resposta dos alunos durante as aulas e no desenvolvimento das atividades forneceu indícios positivos de que o cumprimento das propostas planejadas e que alcancei suficientemente com êxito que se esperava.
Atualmente, por ser matriculado Centro Universitário Metodista – IPA trabalho há dois anos como professores estagiário na Escola Municipal Maria do Carmo, já entrei em várias salas de aula e participei de várias atividades com outros professores. Ainda, trabalho como professor de reforço no Ensino Fundamental fazendo atividades de leitura, escrita, matemática e nas aulas de artes fazemos atividades com música.



















ANEXOS


ANEXOA

 

 



ANEXOB










ANEXOC

 

ANEXOD

 

 

 

ANEXO G

ANEXO H

 

 

 

 




REFERÊNCIAS



BARBATUQUES.Disponível em: <http://www.barbatuques.com.br/br/index.php/
sobre.> Acesso em 17 de abril de 2018.


BARREIRO, I. M. F.; GEBRAN, R. A. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. São Paulo: Avercamp, 2006.


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CAMPOS, Wolney Leite. A Arte de Viver da Música: Um Estudo de caso Com Músicos Atuantes No Cenário Rock/Pop Gaúcho, Porto Alegre, 2011


CIAVATTA, Lucas.O Passo: a pulsação e o ensino-aprendizagem de ritmos. Rio de Janeiro: L. Ciavatta,2003.


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